quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Following Edgar Allan Poe.

   Não aguento ouvir um burburinho sem ir conferir o que é, e com o seriado The Following foi assim. Posts no Facebook me levaram a conferir a produção estrelada por Kevin Bacon, que é um agente do FBI fora de combate. Em seus tempos de glória, ele foi o responsável pela prisão de Joe Carroll, um serial killer que esviscerou 14 universitárias e quase completou o trabalho com uma décima-quinta.
   Depois de solucionar o caso, Ryan Hardy (Kevin Bacon) escreveu um livro chamado “Poetry Of A Killer” (A Poesia de um Assassino), sobre Carroll – que, por sua vez, tentou continuar a obra inacabada de Poe, O Farol¹, em um fracasso de crítica e tiragem.
Seriais killers conseguem ser mais interessantes que qualquer outro personagem...    Carroll era um professor apaixonado pelo período Romântico (me identifiquei muito porque meu autor preferido é da 2ª fase do Romantismo no Brasil, Álvares de Azevedo) – e, nos Estados Unidos, as maiores referências são Henry David Thoreau, Ralph Waldo Emerson e Edgar Allan Poe, sua paixão. Segundo ele, a morte se iguala à beleza, e “nada é mais belo do que a morte de uma linda mulher”.
   O plot deste episódio é a perseguição ao serial killer, que sai da cadeia (nem dá pra usar o termo “fugir” quando ele saiu com aquela calma!). Ele deixa uma nota a Hardy:
Caro Ryan, gostei do seu livro. Já pensou em dar continuação? Cuide-se, Joe.
X-men reunidos? Kevin fez 1st Class, e Shawn Ashmore é o Bob da antiga franquia!    O seriado é puro suspense! Eu não estou acostumada com o gênero, mas gostei muito (finalmente aceitei que suspense =/= terror). As cenas com algum contexto mais forte são muito… cenográficas. Boa é a atuação e o texto.
   O final do episódio piloto tem um discurso de Joe, que define essa ~próxima obra~ de Hardy. Ele determina tudo que um bom romance deve ter, e como tem construído isso. Depois de passar meses acompanhando Pretty Little Liars, é bom ver algo de suspense que não subestima minha inteligência, pra variar.
   A ligação com livros é muito forte, e foi outro ponto que prendeu minha atenção. Conhecia as obras de Poe, mas já não lembro muito. Por isso, anotei todas as produções citadas para ler antes de continuar a acompanhar – muito melhor ver e entender o contexto!
  • O Coração Revelador (Tell Tale Heart);
  • O Corvo (The Raven);
  • O Gato Preto (The Black Cat);
  • The Light-house (¹ é o título não oficial do último trabalho do autor);
  • O Barril de Amontillado (The Cask of Amontillado);
  • A Máscara da Morte Vermelha (The Mask of the Red Death);
  • A Queda da Casa Usher (The Fall of the House of Usher).
   Vou completando a lista a medida que for assistindo os episódios!

   A série tem sido exibida no Brasil pelo canal fechado Warner Channel. Vale a pena acompanhar, até porque ela não será daquelas em que a temporada dura pra sempre – essa foi uma das exigências de Kevin Bacon. São 15 episódios, e metade deles já foram ao ar nos Estados Unidos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Booker Queen! © 2012 | Layout por Chica Blogger| Modificado e hospedado por Miriam Pires| Ícones de redes sociais por Mariana Frioli.