segunda-feira, 11 de março de 2013

De volta pra estante #84: A Sabedoria do Condado.

# - Sabedoria do Condado Nome: A Sabedoria do Condado

Autor: Noble Smith.

Editora: Novo Conceito.

Comprar: SubmarinoSaraivaCultura.

  Esta obra foi lida alguns dias depois da minha ida ao cinema para ver O Hobbit – e eu ainda estava nas nuvens! Foram quase 3 horas de viagem pela Terra Média, e amei cada minuto.

   “A Sabedoria do Condado” pode até cair no gênero auto-ajuda, mas também apresenta as memórias do autor, Noble Smith, que teve Tolkien como mentor em várias épocas de sua vida. A partir das experiências dele é traçado um guia de como trazer os valores da Terra-Média para os dias atuais.

   Cada capítulo do livro contempla uma raça (elfos, ents) ou um marco importante – como a árvore da festa. É uma obra voltada principalmente aos fãs, pois muito dos textos de Tolkien são resgatados (e eu, que ainda não li Silmarillion, peguei até alguns spoilers), e as coisas fazem sentido quando o contexto é entendido.

   Reclamamos que a maior parte das conversas são feitas remotamente, que as comidas são muito industrializadas, o trânsito é caótico, odeio meu trabalho, etc etc. Nosso atual estilo de vida é regido por bytes e circuitos! Não seria ótimo resgatar um pouco da simplicidade da vida de nossos avós ou bisavós? O Condado é uma vila primitiva, com hortas nas casas, política praticamente inexistente e pessoas que viviam para satisfazer suas necessidades básicas. Temos tantas preocupações hoje que se desligar para ouvirmos a nós mesmos parece impossível.

   Por isso gostei tanto do livro. Ele é bem rápido de ler, e acabou por romper meu ciclo de leituras habituais – e me levou a refletir sobre meus hábitos. Não me prendi muito às fórmulas (faça isso, faça aquilo e seja feliz), e sim aos questionamentos, para então me adaptar.

Em vez de irem dormir em um horário razoável, estas pessoas ficam postando 'estou cansado' nas páginas do Facebook, tarde da noite, e assistem simultaneamente a um filme ruim dos anos 1980, na Netflix.

  No meu caso, é reclamar no Twitter e ver um seriado que não está tão bom assim…

   Quer saber de um exemplo concreto? Neste fim de semana eu fui para um parque municipal, cheio de árvores, lagos e tudo mais. Foi uma sensação incrível: andei descalça na grama,  pulei, gritei, corri e voltei com o rosto corado pelo Sol! Há tempos não me sentia tão livre!

   Eu cresci em uma casa com quintal e varanda bem amplos, com cachorros, gatos e peixes convivendo ao mesmo tempo, trocando abacates por mangas com os vizinhos. Nos últimos anos na minha antiga residência, eu passava a maior parte do tempo livre no computador/tevê, e só me desligava quando estava insuportavelmente quente dentro de casa, e ia observar as estrelas. Atualmente, moro num apartamento bem no Centro da cidade. Ainda não me acostumei com o barulho dos carros a noite, e sinto mais dificuldades para respirar, por conta da qualidade do ar.

   Essa é a realidade de muitos, inclusive a do autor. Ele trouxe soluções cotidianas num contexto literário. ♥

   Smith vai além da qualidade de vida: lições de liderança, relacionamento interpessoal com seu Gollum, consumo, entre outros assuntos, são contemplados, à medida que se analisam os perfis apresentados por Tolkien. Recomendo muito aos fãs, que terão em mãos um tributo a um dos mais aclamados livros de fantasia.

Um comentário:

  1. Interessante. Eu pedi o livro porque não posso ter ninguém oferecendo, quero tudo. hehe Sabia que era relacionado ao Tolkien e sua obra, mas não como ele foi escrito. Acho bem interessante, principalmente para os fãs.
    Beijos

    ResponderExcluir

Agradeço o comentário!
Volte sempre! (:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Booker Queen! © 2012 | Layout por Chica Blogger| Modificado e hospedado por Miriam Pires| Ícones de redes sociais por Mariana Frioli.