Nome: Ainda não te disse nada
Autor: Mauricio Gomyde
Sinopse: "Ninguém mais escreve cartas hoje em dia", Marina pensava. Até que um dia uma caiu em suas mãos por engano e mudou o rumo de sua vida. Levou-a ao lugar que ela sempre sonhou. E a conhecer o amor do jeito que nunca imaginou, da forma mais improvável do mundo...
Editora: Porto 71
Marina Albertini vem de uma família tradicionalmente italiana, e teria até assumido a padaria da família, se já não tivesse um objetivo mais claro: seu sonho é se tornar uma estilista famosa. Por isto ela saiu da casa de seus pais, no interior paulista, e se mudou para a capital, um lugar cheio de pessoas e situações capazes de inspirá-la. Para se manter durante seu curso de moda, ela trabalha durante o dia em uma agência dos Correios, e estuda a noite.
Seus alicerces na cidade são suas amigas, Fran e Thaís, que estudam na mesma sala, e Dona Jane, com quem trabalha na agência. Sem elas, a vida seria um pouco mais melancólica na metrópole. Não há nenhma grande paixão em sua vida; candidatos, porém, é o que não falta: um professor, Luca, é de Milão e vive jogando seu charme. Marina resiste a ele, primeiro por se tratar de uma relação antiética aluno-professor, e depois porque ele é dez anos mais velho que ela. O outro candidato é o Otávio, seu vizinho de andar, que não sai do seu pé, e pode até ser uma gracinha, mas... é dez anos mais novo. Além do mais, a garota sonha em ter um amor de verdade, que tire seu fôlego e seja explosivo a cada toque. Enquanto ele não aparece, ela vive para os estudos, o trabalho e as pessoas que ama.
A agência dos Correios já não é procurada pelos mesmos motivos de antigamente: o que mais se faz atualmente é despachar encomendas e pagamento de contas. Por isto que quando uma moça vai até lá para despachar uma carta, que tem tudo para ser uma daquelas de amor, Dona Jane e Marina se atentam para ela. Dias depois, nossa protagonista e a tal moça se encontram em um café, e Marina fica sabendo que ela é uma espécie de Anjo-Carteiro: as pessoas a contratam para que ela escreva cartas endereçadas a alguém, mas sob uma identidade falsa, fornecida por quem está pagando o serviço. Julia, então, alimenta aquele sentimento gostoso da espera por uma carta, seja por parentes ou amigos distantes.
Marina sofre uma reviravolta quando sua vida se entrelaça com a de Julia. A questão é: até quando isto irá durar? E Marina quer que isso acabe?
Eu achei que a escrita de Mauricio Gomyde se amadureceu mais, desde O Mundo de Vidro. Esta obra é um romance bem sustentado, com uma caracterização que não dá pra deixar passar em branco: temos contato com o mundo da moda de maneira simples; passamos pela cultura italiana sem deixar de querer participar daquele mundinho; sentimos a ansiedade e a emoção de receber cartas, ainda mais de amor... Esta trama me deu o que pensar: eu sou adepta às cartas. Quando tenho inspiração, escrevo tanto para amigos que moram na mesma cidade quanto para parentes distantes. O que me desanima é quando a resposta vem por e-mail! Será possível?
A Psicologia explica um pouco desta diferença nos meios de comunicação: o e-mail é algo feito por intermédio de uma máquina, e vem todo padronizado, com um conjunto de fontes específicas e enquadramento regular. É sim, um pouco frio. Já a carta envolve a pessoa, que tem que dispensar um tempo para escrever, endereçar, levar até um posto de coleta dos Correios... É um trabalho manual, no qual o sentimento é colocado no objeto. É a mesma coisa quando fazemos um prato de comida, ao invés de comprar pronto.
Leio muitos livros estrangeiros. Quando pego um nacional, fico atenta, procurando pontos em comum, comparando-os, meio inconscientemente. Quando termino, faço um balanço. No entanto, neste, não tive esta preocupação. No fim, simplesmente conclui que é um livro bom, ao qual não cabem comparações.
Quem quiser adquiri-lo, pode entrar em contato com o autor por aqui.Um ótimo preço, e ainda com autógrafo!
E vamos ver quem vai levar um exemplar pra casa:
Parabéns, Aline! Entrarei em contato e você tem até 48 horas para responder. Senão, faço outro sorteio.
Obrigada a todos que participaram e boa sorte no sorteio do iPAD 2!