quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Halloween for Vendetta.

   Tive contato com o Halloween desde pequena: essa data é importante para a cultura estadunidense, e sempre é retratada em animações e livros; corresponde ao paraíso infantil – sair de casa em casa, fantasiado, pedindo doces!

Animassaum!    Minha mãe nunca deixou eu participar… Era coisa do demo. A única vez em que pude quase celebrar foi quando dois vizinhos vestiram máscaras e bateram na minha porta e 1. eu levei um susto; 2.teria sido melhor se eles tivessem ido à noite. E minha mãe não deu doces nem nada, eles levaram um sermão falando que aquele era um lar cristão, onde não se celebrava essa data.

   As duas questões, religião e Halloween, então intimamente ligadas. O termo se origina da contração de “Allhallow-even”, que em escocês quer dizer “véspera de Todos os Santos”, comemorado no dia 1º de Novembro. Existem outras versões, mas todas semelhantes.

  Pedir “doces ou travessuras” está relacionado à reforma protestante na Inglaterra. Os católicos estavam impedidos de exercer sua fé e não podiam tomar parte em atividades políticas. Cansado da situação, Guy Fawkes e outros, que faziam parte de um grupo restauracionista católico, planejaram destruir o parlamento, quando o rei e os políticos estivessem reunidos – levando à revolução dos oprimidos. No dia 5 de novembro de 1605 o plano foi descoberto, e Fawkes, executado. Ele era o responsável pelos barris de pólvora.

   A partir daí a data foi celebrada pelos protestantes, que iam nas casas católicas atrás de comidas entoando o mote. Era como se estivessem fazendo troça – “Há, seu plano fracassou! Me dê comida ou eu apronto alguma!” – de vendetta (o que explica o título do post).O costume inglês se fundiu à celebração irlandesa (Allhallow-even) nos Estados Unidos, moldando o evento como conhecemos hoje.

 

   Pra mim, todo motivo é válido pra sair da rotina; finalmente conhecerei H. P. Lovecraft, lendo o livro de contos que ganhei, com uma nail art inspirada na data!

Halloween!

Outras coisas pra fazer:

   . Assistir ao filme “Abracadabra”. Não consigo expressar o quanto ele marcou minha infância.

   . A Ana Clara fez um post contando quais são os 5 piores filmes de terror, na opinião dela. Se joguem ou não.

   . Guy Fawkes ganhou uma história em quadrinhos e um filme, chamado V de Vingança!!! ASSISTAM/LEIAM!

   . Comprar doces por si mesmo e fazer uma sessão com as sugestões acima.

FELIZ HALLOWEEN!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o comentário!
Volte sempre! (:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Booker Queen! © 2012 | Layout por Chica Blogger| Modificado e hospedado por Miriam Pires| Ícones de redes sociais por Mariana Frioli.