sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Semana Orgulho e Preconceito – Releituras cinematográficas.

   Claro que o cinema e a tevê não iriam ficar de fora das releituras da obra. Pra começar, temos O Diário de Bridget Jones (2001): é a adaptação do livro que também remete à O&P. O melhor dessa história, sem dúvida, é ver Colin Firth interpretando Mark Darcy, uma vez que ele também teve esse papel na minissérie de 1995.

Bridget Jones

   Elementos sutis foram acrescentado ao filme: o lugar onde Daniel “Wickham” Cleaver e Bridget trabalham se chama… Pemberly Press (que faria mais sentido se fosse o nome do escritório de Mark, mas ok):

Pemberly Press - Bridget Jones

 

Bride and Prejudice.

   Um musical bollywoodiano nos dias atuais! Em uma sociedade tradicionalista, muitos dos valores prezados por Jane Austen ainda vigoram, como o frenesi das mães em achar um marido pras filhas, a cortesia feita pelo noivo, etc.

   O plot é o básico de O&P; o nome das personagens foi alterado para ficar verossímil com a cultura (Lizzy = Lalita, Jane = Jaya , Charles = Balraj, Caroline = Kiran, etc). O acréscimo desta história é que Mr. Darcy (cujo nome foi mantido) é um estadunidense totalmente alheio às culturas indianas, e chega justamente em um casamento. Suas ideias sobre o país e seus costumes logo são postos à prova por Lalita, em vários debates inteligentes que remetem à economia global.

   É tão divertido! Logo no começo os convidados do casamento que estão solteiros fazem uma apresentação para se provocarem, e dá vontade de sair dançando pela sala! Recomendo “No life without wife”, não vai sair da sua cabeça tão cedo…

   Além dos atores indianos, temos Naveen Andrews (Balraj Bingley – conhecido por Sayid em Lost), Daniel Gillies (Johnny Wickham – conhecido por Elijah em The Vampire Diaries) e Alexis Blendel (Georgie Darcy – conhecida por Rory Gilmore em Gilmore Girls).

 

Lost in Austen.  Amanda Price faz frequentes visitas à O&P, desde seus 12 anos. Mesmo vivendo na Londres moderna, com um emprego, namorado e amigos, não deixa de pensar na antiga Hertfordshire. Eis que, certa noite, ela se depara com Elizabeth no seu banheiro, e atravessa um portal para a casa dos Bennet. Amanda se encontra bem no começo da história e, ao mesmo tempo em que curte o sonho, tem que fazer o possível para manter o enredo na linha.

   Impossível não se identificar com a personagem! Logo no primeiro capítulo ela faz uma declaração muito bonita sobre o que a história representa (aos 5:48 do primeiro episódio, que você pode assistir aqui). E como se portar cara-a-cara com o verdadeiro Mr. Darcy? E aguentar a Mrs. Bennet…

   Além de recriar o livro, os produtores acrescentaram e/ou alteraram alguns detalhes. O melhor deles, sem dúvida, foi a reinvenção do Wickham.

Wickham, você é um babaca, mas um babaca certo na hora certa!

 

The Lizzie Bennet Diaries!  Essa Lizzie é, por enquanto, a mais moderna de todas! Aos 20 e poucos anos, ela resolveu começar um vlog para um projeto de faculdade. Duas vezes por semana, ela posta os vídeos contando sobre sua vida… e a de suas irmãs, Jane e Lydia, dos novos vizinhos, Bing Lee e Darcy, sempre com ajuda de sua melhor amiga, Charlotte Lu. São episódios curtos, entre 4 e 6 minutos, e muito bem escritos! Ela ainda não foi finalizada, . Alguns episódios já foram legendados em português aqui, e alguns dos postados no canal original têm legendas em inglês. Podemos ver pontos de vista de outros personagens, como Lydia, que criou seu próprio (e polêmico) vlog, e Maria Lu, irmã de Charlotte.

 

   E chegamos ao fim do especial! Foi ótimo mergulhar nesse mundo novamente, e cada visita traz uma informação nova. O livro gerou bastante material de qualidade para aproveitarmos, e não acredito que ele morrerá tão cedo!

 

5º dia!

 

Acompanhe as postagens do especial!

1º dia: O início.

2º dia: Livros no Brasil.

3º dia: Adaptações literárias.

4º dia: Adaptações cinematográficas.

2 comentários:

  1. Oi!
    Eu não sabia que Bridget Jones (que eu nunca assisti, acredita?) era uma releitura de Orgulho e preconceito (que eu nunca li)!
    Comecei a ver Lizzie Bennet Diaries aqui, e já vi 15 episódios rsssss Acho que eu gostei né? rsss Muito interessante :D Quem sabe, depois que eu terminar todos os episódios eu não fique com vontade de ler o livro :P
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Lembro que gostei de Bridget Jones quando assisti, mas, como eu disse no comentário de outro post, odiei o começo do livro, então nunca mais tive vontade de assistir novamente. E eu torcia pra ela ficar com o Daniel, porque eu amava o Hugh Grant na época.

    Sou louca pra ver Bride and Prejudice! Conheci por causa da Alexis Bledel (ela super tem cara de Miss Darcy), mas nunca vi pra comprar, e esse é um filme que eu quero ter.

    Não gostei muito de Lost in Austen. Achei a Amanda super chata!

    Por fim, o que dizer de TLBD? É bom demais!

    ResponderExcluir

Agradeço o comentário!
Volte sempre! (:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Booker Queen! © 2012 | Layout por Chica Blogger| Modificado e hospedado por Miriam Pires| Ícones de redes sociais por Mariana Frioli.