Quando eu era criança, costumava assistir um desenho/filme e quando menos se esperava, eu gritava: SOU ELA! Isto, se referindo à certas personagens, como: Kitty e Vampira em X-MEN – Evolution, Violeta em Os Incríveis, Florzinha em As Meninas Superpoderosas, Power Ranger Rosa, etc etc.
Agora, quase adulta, devo dizer que, bom, as coisas não mudaram tanto; a diferença é que deixei de me identificar com um personagem e me ligar mais à classificações em livros. As grandes séries da atualidade trazem separações em sua história. Dependendo de sua personalidade, você se liga a esta ou aquela, permitindo um contato maior com o enredo. Confira:
Percy Jackson e os Olimpianos – os semideuses são divididos em chalés, de acordo com seu pai ou mãe. São doze, no total, cada um pertencente a um deus. A porção poderosa de cada campista reflete emoções e características específicas – os filhos de Ares, o deus da guerra, são valentões e prontos pra briga; os de Atena têm a mente mais analítica; os de Hermes são espertos e safos (com certeza os gêmeos Weasley estaria neste chalé!); os filhos de Hefesto são hábeis com trabalhos manuais, e por aí vai.
Alguns testes para determinar em qual chalé você ficaria: AQUI e AQUI. No primeiro deu que eu sou filha de Ártemis, a deusa da caça (YAY!), e no segundo, Zeus. Crise de identidade em 3, 2…
Harry Potter – a divisão aqui é entre as casas em que você permanecerá durante seus anos de estudos em Hogwarts. O Chapéu Seletor determina, com base na sua personalidade e objetivos de vida, onde se encaixará melhor.
Foi apenas neste ano que eu abandonei os estereótipos das casas; dizem que Sonserinos são maus, Lufa-lufas são bobos, e tudo mais, mas veja só: em Hogwarts tem gente inteligente em todas as casas, e não só na Corvinal; todas as casas formam bruxos maus, mas elas não divulgam isso, deixando a fama toda para a Sonserina; ser humilde, como o povo da Lufa-lufa, não é algo ruim… Por isto que a divisão abrange vários fatores.
De início eu queria Grifinória – afinal, é a casa dos protagonistas! Depois de refletir um pouco, achei que seria da Corvinal (por causa do meu boletim). Então, neste ano, no Pottermore, o Chapéu Seletor me colocou na Sonserina. Não dá pra descrever meu escândalo. Leia um pouco sobre isto aqui.
Um teste interessante é ESTE, que me colocou na Grifinória (HAHAHA’). Recomendo o do próprio Pottermore, que pra mim é o oficial. Para chegar até lá é preciso ir passando pelos capítulos, descobrindo-os. A seleção é no Capítulo 7.
Jogos Vorazes – esta separação é um pouco compulsória; afinal, cada um nasce em um distrito, independentemente de suas características. Por isto, quando falamos ser deste ou daquele, queremos dizer onde nos daríamos melhor. Cada um é dividido por uma atividade econômica – escolha a que mais te apetece! O 3, por exemplo, é de tecnologia; o 4, de pesca.
Tem um teste AQUI em inglês, mas se quiser entrar no espírito do livro se aliste no site The Capitol, que determina qual é o seu distrito. De coração eu sou do 4, pois amo o mar/água. Mas A Capital me colocou no 8 (têxtil), então deixa pra lá…
Tá, nem sempre esses testes mostram o que a gente gostaria de ver, mas algumas perguntas bem nadaver podem revelar detalhes ocultos do nosso subconsciente (-medo). Mas a diversão vem destas discussões…
E jogue a primeira pedra quem nunca quis ser um dos Power Rangers! xP