Na literatura não poderia ser diferente. Para comemorar a data
Mrs. Bennet é tida como a parente mais inconveniente da literatura; de fato, ela não tem mesmo papas na língua! Chega até a ser grosseira. No entanto, uma frase que só apareceu no filme de 2005 resume sua vida e comportamento:
“When you have five daughters, Lizzie, tell me what else will occupy your thoughts, and then perhaps you will understand.” (Quando você tiver cinco filhas, Lizzie, me diga o que mais ocupará seus pensamentos, e então talvez você entenda). Ela diz isto ao se referir ao casamento de uma de suas filhas; como percebemos, tudo que ela quer é que todas suas garotas tenham bons maridos…
Tá certo que Amma não é nem parente de Ethan em Dezesseis Luas; a governanta da casa dos Wade tá mais para uma avó mais inteligente e mal humorada, mas não dá pra negar o cuidado que ela tem com o jovem, desde a morte da mãe dele. Se não fosse por ela, a vida de Ethan ia ser muito mais difícil, uma vez que seu pai passou a viver em um mundo próprio (o que me lembra da mãe de Katniss, em Jogos Vorazes…). Então ela entra na lista como mãe honorária.
Um exemplo de amor é Sally, mãe do Percy Jackson. Ela faz muitas coisas pelo filho – como se casar com o Gabe “Cheiroso” e se submeter a ele. O garoto não entende o que sua mãe faz, até lhe explicarem tudo. Achei ela uma as melhores personagens do livro!
Tá, agora quer um exemplo de mãezona, em todos os aspectos? MOLLY WEASLEY!





E falando em Harry Potter, não dá pra não citar Lilly Evans; sua mãe deu a vida para salvar o filho – mostrando até onde nossas progenitoras vão para nos defender.
Ah, mães… Não seríamos nada sem elas!
Vou dizer que a minha é bem parecida com Molly. Isso é bom, certo? xD
Mais alguma mãe literária marcou vocês? Me contem nos comentários!