quarta-feira, 4 de julho de 2012

Skoob: modo de usar.




   Você, leitor voraz, ainda não sabe o que é o Skoob?
   Ou já conhece, mas quer saber se está aproveitando todas as funções que ele oferece?
   Vem comigo, que o post de hoje vai falar disso.
Sabia que Skoob = books ao contrário?

   Pra quem não sabe, o Skoob é um site onde podemos criar uma estante virtual, cadastrando os livros que lemos, queremos ler, abandonamos, etc. Ele é bastante intuitivo: depois de fazer o cadastro e login (que pode ser até com sua conta no Facebook), é só procurar pelos livros que quer adicionar na barra superior, a partir do título, autor, assunto ou tag. No mesmo campo, dá pra procurar pelo nome dos usuários.
image
Ao escolher uma das opções ao lado, o livro estará automaticamente na sua estante. Depois, dá pra atribuir outras categorias:
image    Da esquerda pra direita: Favorito, Desejado, Troco, Emprestei, Tenho e Meta de Leitura.
   Destaque para a meta de leitura: todos os livros marcados com essa opção criam um gadget no seu perfil, que contabiliza quantas páginas devem ser lidas no ano e qual a velocidade da leitura:
image
   Funções gerais do site:
  • Cadastro de resenhas: você pode fazer resenhas e publicá-las! Elas ficam visíveis aos demais usuários, e podem ser comentadas;
  • Adicione amigos: o Skoob é também uma rede social. Você pode adicionar amigos, trocar recados, acompanhar as atualizações deles…
  • Participe dos grupos! Eles reúnem pessoas que tem os mesmo interesses, e além de tratar de assuntos específicos, costumam ter chats – um ótimo lugar para discutir com outras pessoas sobre suas leituras e fazer amigos. Para adicionar algum, é só clicar em GRUPOS no topo da página. De lá, é só procurar o que quiser!

   Uma das mais adoradas funções do Skoob é a troca de livros. A ferramenta, chamada de Skoob Plus, permite que os usuários disponibilizem seus livros para troca e solicitem outros. O esquema é o seguinte: para aderir ao Plus, é só clicar na aba azul que aparece no seu perfil e seguir as instruções. Daí, você é um usuário Plus Amarelo (que caracteriza os “calouros”). Para solicitar livros, é preciso que tenha créditos; estes são obtidos quando você envia algum, solicitado por outro usuário. Tem um tutorial muito bem explicado aqui. Eu tenho uma política de sempre disponibilizar meus livros por 1 crédito; aliás, tudo indica que em pouco tempo todas trocas operarão na base 1 x 1.

   Eu não vivo sem! Participo de alguns grupos, e costumo trocar os livros que não gostei, tanto pelo Plus, quanto diretamente com usuários. Também amo a meta de leitura, na qual posso acompanhar e controlar meus objetivos no ano.

   O link para o meu perfil é este. Se tiver alguma dúvida, é só deixar nos comentários!

15 comentários:

  1. Ei Miriam!

    Eu também sou viciada no skoob.
    É o melhor jeito de acompanhar as leitura. Eu sou viciada no número de páginas lidas por dia. Tento ao máximo não deixar cair de 50...kkk
    É meio complicado pq não leio fim de semana/feriado, então tenho que compensar nos outros dias.

    Eu também já troquei, mas não pelo Plus.

    Bjins

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sei como faço para conseguir ler os livros ..no Skook !! Alguem pode me ajuda !!! Gilmara Sena (nethecardim@gmail.com (facebook)) alguém ajuda aíiii por favor ..

      Excluir
  2. Legal o post. Acho o skoob interessante mas ainda precisa melhorar MUITO. O sistema de tags é péssimo e a disseminação de SPAM é insuportável. Ainda prefiro o Goodreads e o Shelfari.

    Bjos!

    http://umaconversasobrelivros.blogspot.com//

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, sim! Os spams são um grande problema.
      Eu uso as tags apenas para classificar os livros na minha estante, então não sei dizer como anda a situação geral.

      Não conheço estes outros sites, obrigada pela dica!

      Excluir
  3. O Skoob é muito legal mesmo. Dá para descobrir vários livros interessantes e a ideia de trocar é legal também apesar de que não gosto muito da ideia de me desfazer dos meu queridinhos...não troquei nenhuma ainda (por ciúmes mesmo), mas talvez mude de opinião! kkkk



    htt://francabresil.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei como é! Fico com o coração apertado de enviar meus livros para troca (e até fico arrependida, sempre) mas é uma oportunidade para conhecer outras obras!
      Eu troco os que sei que não lerei novamente.

      Excluir
  4. Eu uso o skoob faz tempo, e quando tô lendo alguma coisa, faço questão de atualizar meu progresso :D
    Só falta voltar a ler, porque eu tô com um bloqueio tão grande pra leitura :s
    Beijos!
    qualquerlink.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SIM! Essa função é uma das mais legais. Gosto de calcular meu progresso, e às vezes faço um comentário da leitura.

      Excluir
  5. Começei a usar hoje , mas tenho que dizer que estou um pouco perdida .. :)

    ResponderExcluir
  6. Sou cadastrada no Skoob há mais de 1 ano.Em vão.Já pesquisei inúmeras vezes como usá-lo e não consigo.Não consigo fazer nada no Skoob.Sinceramente,para mim é uma ferramenta inútil.

    ResponderExcluir
  7. Eu estou na mesma situação da Ellen, não acho a ferramenta auto explicativa... e olha que sou "fuçona"... mas não sei como adicionar amigos, não sei como adicionar seguidores, se é que isso é preciso e não troco meus livros... já doei alguns no passado por ocasião de mudança e porque eles eram de qdo eu era criança, mas sinceramente me arrependi de tê-los doado.
    Se alguém souber como usar e puder me ensinar ficarei grata.

    ResponderExcluir
  8. Entrei para o Skoob agora, aos poucos estou me encontrando. Amei saber q existem outros que gostam de ler o quanto ou mais que eu, sentia falta de ter com quem comentar minhas leituras. Descobri outras paginas e já vou conhecê-las. Gostaria muito de conhecer outras pessoas que gostam de ler, pois não tenho muitos amigos com essa qualidade. Quanto a troca de livros, sou muuuuuito ciumenta com os meus, mas se conhecer pessoas q sei que são cuidadosas e irão preservá-los trocarei com prazer, afinal essa é uma ótima forma de conhecer outras obras.

    ResponderExcluir
  9. Como posso excluir um livro que cadastrei?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Naquele menu que aparece quando clica em "Vou ler", "lendo", etc, aparece "excluir" na última opção. É só clicar lá! (;

      Excluir

Agradeço o comentário!
Volte sempre! (:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Booker Queen! © 2012 | Layout por Chica Blogger| Modificado e hospedado por Miriam Pires| Ícones de redes sociais por Mariana Frioli.