Por causa disto, resolvi fazer este post falando exatamente de como você pode se tornar uma pessoa com alguma obra sua publicada. Sei que alguns escrevem por prazer, outros gostam de traduzir o que sentem em palavras, e acabam fazendo coisas bonitas. Por que não ver seu material em um livro?
A editora Andross, parceira do blog, tem um projeto muito interessante para aqueles que estão começando a carreira de escritor. Ela publica antologias, e sempre tem um projeto aberto. Algumas das atuais opções:
Nome: Elas escrevem – vol. 2
Sinopse: Cada palavra é uma folha; ramos representam frases. Já árvores são textos. Com isso, elas criam florestas cheias de vida, onde habitam histórias e poesias, algumas das quais estão cuidadosamente reunidas neste livro. Arrisque-se entre os galhos espinhosos de um conto de terror ou debaixo de um salgueiro à luz do amanhecer de um belo verso. São elas, as mulheres, águas doces de um rio calmo e veemente, que banham as páginas deste livro.
Prazo de recebimento de textos: Até 30 de março de 2011
Data de lançamento do livro: julho de 2011
Organização: Cristiana Gimenes e Guaraciaba Micheletti
Mais informações aqui.
Se quiserem saber de outros projetos abertos da editora, podem ir no site deles e dar uma fuçada.
Nome: Histórias envenenadas – contos de fada de terror
Sinopse: Conhecemos contos de fadas como histórias cheias de magia e fantasia que costumamos contar para crianças. O que muitos não sabem é que eles foram concebidos como entretenimento para adultos e que, em sua forma original, traziam fortes doses de adultério, incesto, canibalismo e mortes hediondas. Com o tempo, diversos autores os suavizaram e acrescentaram lições de moral. Em HISTÓRIAS ENVENENADAS, escritores contemporâneos resgataram todo o horror dos contos de fadas originais em releituras de histórias tradicionais ou novos enredos, que não farão nenhuma criança dormir, mas certamente farão você perder o sono...
Prazo de recebimento de textos: Até 30 de março de 2011
Data de lançamento do livro: junho de 2011
Organização: Chico Anes
Book trailer:
Mais informações aqui.
Entretanto, conheço aqueles que escrevem romances, um gênero que já não é contemplado pela editora Andross. Assim, recomendo que vocês, com a obra pronta, entrem em contato com uma editora! Elas tem uns links assim: “Envio de originais”. Aí você vê o que a editora tem de regras e tudo mais, e mande seu texto! Exemplos: Editora Dimensão, Usina de Letras, Autêntica Editora e Parêntese.
Em outra oportunidade eu escrevo sobre ‘como se dar bem publicando seus livros’.
Aproveitem as oportunidades!
Miriaaaaaaaaam!
ResponderExcluirA publicação é um sonho de cinco em cada cinco escritores. É muito interessante essa possibilidade de publicar seu texto em uma antologia, embora eu tenha um pouco de receio; não sei como é que a Andross faz a seleção de textos, mas já pensou se você publica um conto fantástico em meio a doze, treze histórias de nível médio ou regular? Dependendo da sua situação, é um risco que vale a pena correr, mas eu acho sempre válido dar uma olhada nos critérios de seleção de textos antes de se inscrever em uma antologia.
=*
http://livrosletrasemetas.blogspot.com/
Eu quero muito ler histórias envenenadas, adorei a idéia dessa antologia. Quero ler assim que sair.
ResponderExcluirTodo mundo que escreve algo, em algum momento quer publicar. O que eu achei legal, é que com os blogs literários, a interação autor e leitor tem ficado mais estreita, e alguns desses autores que já passaram por esse processo de publicação, dão dicas ótimas.
O Markus, de Hathor, foi um que fez um post incrível com dicas de como escrever e publicar.
Beijos;
http://after17.anybear.com.br
Ótimo post, com dicas valiosas!
ResponderExcluirO mais dificil acho que isso mesmo, conseguir a publicação, mas atualmente vejo que as editoras estão abrindo mais espaço para nosso escritores, e acho isso muuito importante. Agora só falta elas investirem mais na Divulgação de tais livros né ;D
Beeijos
Rapha - Doce Encanto
Eu mandei um conto para o Histórias Envenenadas, e agora estou na angústia da espera para saber se fui selecionada ou não.
ResponderExcluirMas o Chico, que vai selecionar os contos, envia e-mails com novidades para escritores iniciantes para todo mundo que enviou algum conto, o que eu achei o máximo.
Mostra que, ainda que você não seja selecionado para essa antologia, ele incentiva a não desistir.