segunda-feira, 13 de junho de 2011

De volta pra estante #23: Oh My Goth

  When people look at me, they automatically assume I'm dark and weird. Why can't they see the truth? I'm just a girl, trying to find my place in the world.
- Do diário de Jade Leigh

Finalmeeente! Sai de uma ressaca literária braba, e consegui terminar de ler três livros em menos de uma semana! õ/ E consegui acessar a internet, depois de uma semana de sofrimento. Sumi, mas não foi por querer.
   A resenha de hoje é do livro Oh My Goth, que me conquistou desde o nome! Simplesmente amei o título, que faz uma clara alusão à popular expressão Oh My God, do inglês, “ó meu Deus”. Achei genial o que a autora fez. Depois, lendo a sinopse, achei que o livro poderia me surpreender. E ele conseguiu!


Nome: Oh my goth
Autora: Gena Showalter
Sinopse: Jade Leigh is a nonconformist who values individuality above all else. She has a small group of like-minded Goth friends who wear black, dabble in the dark arts, and thrive outside the norm. They're considered the "freaks" of their high school. But when Jade's smart mouth lands her in trouble -- again -- her principal decides to teach her a lesson she'll never forget.
Taken to a remote location where she is strapped down and sedated, Jade wakes up in an alternate universe where she rules the school. But her best friends won't talk to her, and the people she used to hate are all Goth. Only Clarik, the mysterious new boy in town, operates outside all the cliques. And only Mercedes, the Barbie clone Jade loathes, believes that Jade's stuck in a virtual reality game -- because she's stuck there, too, now living the life of a "freak." Together, they realize they might never get back to reality...and that even if they do, things might never be the same.(nas minhas próximas leituras em inglês, vocês preferem que eu traduza a sinopse? Digam aê!)
Editora: MTV (não foi publicado no Brasil ainda).

   O livro é contado por Jade Leigh, uma garota que segue o estilo gótico e sofre repressões por parte da sociedade em que vive. Ela tem um pequeno grupo de amigos, que seguem o mesmo estilo, e um apoia o outro, pois sabem que são os únicos com quem podem contar.
   Mercedes Turner, por sua vez, é uma “Barbie”: aquelas meninas que vivem seguindo a moda, e quase morrem quando uma unha lasca; ela também é a mais popular da escola. Mercedes e Jade não se dão certo, e o motivo não é muito claro entre as duas. A coisa mais forte que justifica a  rixa é que uma vez elas saíram no tapa, como duas selvagens, devido a ofensas proferidas de uma pra outra.
   O mundo adolescente de Jade é dividido, simplesmente, entre Bárbies e Góticos. As Bárbies são vistas como o modelo aceitável a ser seguido, e os góticos são aberrações. O que aconteceria, então, se os papéis se invertessem?
   Jade não é a melhor aluna da escola, e Mercedes tem lá o seus momentos. A diretora da instituição, então, resolve tomar medidas drásticas. Realmente malucas. Que contam com uma pitada de ficção científica. E aí a trama se desenrola de vez.
   Eu amei o livro. É um daqueles que a gente lê rápido, e o final é mais rápido ainda, as emoções vão vindo uma atrás da outra! Ele tem lá suas partes clichês, mas ainda sim consegue inovar. Outro ponto positivo é a perspectiva apresentada do mundo gótico. Não conhecia muito (apesar de a-m-a-r Álvares de Azevedo!), e foi bom conhecer este estilo de vida. É sempre melhor conhecer para julgar, certo?
   Os livros têm o poder de nos transmitir de uma realidade para outra. E quando o próprio livro passa a ser em outra realidade? Em Oh My Goth podemos acompanhar a transição para estes dois mundos, e mesmo guiados por Jade, ainda conseguimos vislumbrar como seríamos lá dentro.
   Sendo uma obra de ficção, ela me satisfez. Viajei legal com o livro, e ainda terminei a leitura com um sorriso no rosto.
   E a autora deste livro é a mesma de Interligados, publicado no Brasil pela editora Universo dos Livros!

   Beeijos! ;D

2 comentários:

  1. Ola Miriam, infelizmente meu antigo blog Infinita Vontade foi rackeado e somente agora conseguir entrar e mudar a senha. Criei então um blog novo pq o antigo estava todo desconfigurado.
    Segue lá >>> http://epilogosyfinais.blogspot.com/
    Bjimmm

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Ah, esse livro parece ser MUUUITO legal. E a capa é muito bonita! Tenho muita vontade de lê-lo agora. E a sua resenha, sem palavras para descrevê-la!

    Abraços!

    ResponderExcluir

Agradeço o comentário!
Volte sempre! (:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Booker Queen! © 2012 | Layout por Chica Blogger| Modificado e hospedado por Miriam Pires| Ícones de redes sociais por Mariana Frioli.