sexta-feira, 26 de agosto de 2011

De volta pra estante #31: Poderosa 5.

Esta resenha foi feita inicialmente para ser postada apenas no Skoob. Depois, eu vi que não tinha spoilers (milagre!), e resolvi postar aqui. Caso queiram se situar na história, podem conferir a sinopse a seguir: Poderosa, Poderosa 2, Poderosa 3 e Poderosa 4. Só não vai ter quote porque peguei o livro emprestado, e esqueci de selecionar o trecho! ;)

Nome: Poderosa 5 - O Diário de uma Garota que tem o Mundo na Mão
Autor: Sérgio Klein.
Sinopse: Joana Dalva está mais poderosa do que nunca: tudo o que ela escreve com a mão esquerda transforma-se em realidade imediatamente. O poder, porém, tem muitas faces. É possível encontrá-lo no carisma de um guru que realiza sessões de cura, no talento de uma manequim que ganha a vida sem se mexer e na força de um colega novato cheio de músculos e de mistérios. Essas personagens - e muitas outras que você já conhece - mergulham num jogo de ilusões em que nada é exatamente o que parece. Para chegar ao outro lado da verdade, será preciso penetrar num labirinto que esconde intrigas, ciúmes, vaidade, glamour... e até mesmo um minotauro! Mas não se preocupe. Para atravessar esse labirinto, você conta com a irreverência de Joana Dalva e com a prosa irresistível de Sérgio Klein.
Editora: Fundamento.
Eu gosto muito da série de livros Poderosa. Joana Dalva é uma garota que se assemelha comigo em alguns aspectos - e acredito que cada menina encontra um pouco de si nesta personagem. Estas semelhanças nos levam a imaginar: como seria nossa vida se tivéssemos o poder de transformar nossas palavras em realidade?

Muit@s diriam que acabariam com a guerra, a fome, enfim, tornariam o mundo um lugar melhor de se viver. Será? Me lembro de quando comecei a trabalhar; disse que ia fazer isso e aquilo, e já com o dinheiro em mãos, a coisa toda mudou.

Por não saber os efeitos que grandes atos como este poderiam causar, Joana Dalva fica na sua, se atrevendo a mudar o mundo com pequenos detalhes. Ela não tem lá um critério para escrever com sua mão esquerda: simplesmente o faz quando acha que precisa. Esta espontaneidade conduz o livro de maneira leve, como se uma brisa soprasse os rumos da história.

Neste volume - o último publicado, uma vez que Sérgio Klein faleceu - Joana começa um dia normal, mas, ah, nada pode ser normal quando se pode mudar um pouquinho o rumo das coisas. No caminho para a escola, ela acaba salvando uma garota que queria se matar; ao chegar na sala de aula, é surpreendida por um aluno novato, que rouba todas as atenções da sala - inclusive dos meninos!

Não que ela estivesse interessada, pois já tinha seu namorado, João. O problema era que já estavam espalhando boatos... de que o tal garoto estava interessado nela!

"Poderosa" é um exemplo de série que poderia ser seguido por mais autores: as histórias tem relação entre si, mas também tem seu Q de independência. Quem quiser começar pelo livro 5 poderá ler sem problemas - apenas em alguns momentos tramas antigas são citadas. Assim, a morte do autor não nos deixou com um mistério na mão, sem chance de ser solucionado; claro que alguns ganchos foram deixados, mas isto é para garantir que, se outro livro fosse publicado, ele pudesse se entrelaçar com os demais.

Um outro detalhe interessante é que a protagonista é feminina, mas escrita pelas mãos de um homem. Sérgio tinha filhas, e pôde dar veracidade ao texto, mas não se prendeu à picuinhas, detalhezinhos que pudessem tornar Joana numa garotinha fútil. Mesmo nos momentos mais femininos, como a ida ao salão de beleza, ela não nos chateia. Provavelmente foi por isto que ela e cativou.

A única crítica que eu tenho pro livro é que ele tem alguns momentos descrevendo a atual tecnologia, o que pode fazê-lo ficar defasado. Ou seja, meus filhos podem encontrar uma certa dificuldade na leitura! :D
Vou sentir saudades de novas histórias de Joana Dalva... ;D

2 comentários:

  1. Ei Mirian!

    Eu tb gosto de séries em que os livros são independentes. Gostaria de ler esta série.

    Eu não sabia nem que o autor morava numa cidade perto da minha, muito menos que ele tinha morrido.

    Ainda vou ler!

    Bjins

    ResponderExcluir
  2. Oi Miriam, conheço a série de capa, mas nunca li. Parece interessante e melhor ainda não ter aquela dependência de um livro para o outro.
    :)
    Beijos

    ResponderExcluir

Agradeço o comentário!
Volte sempre! (:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Booker Queen! © 2012 | Layout por Chica Blogger| Modificado e hospedado por Miriam Pires| Ícones de redes sociais por Mariana Frioli.