sexta-feira, 8 de junho de 2012

De volta pra estante #57: Just Listen.


"(...) o que realmente torna qualquer história verdadeira é saber que alguém irá ouvi-la. E entendê-la."
Just Listen
Nome: Just Listen – A garota que esconde um segredo
Autora: Sarah Dessen
Editora: Farol.
Comprar: SaraivaSubmarinoFNAC
   O Sr. Greene é arquiteto, e construiu uma casa que tinha várias paredes de vidro, de modo que parte da vida doméstica ficava exposta a quem passasse. Podia-se ver jantares em família, afazeres cotidianos e tudo mais. E assim fica fácil de dizer que aquela era uma casa feliz.
   Não é. Annabel Greene, protagonista e narradora da história, pode até ter interpretado a “garota que tem tudo” em um de seus trabalhos como modelo, mas no começo do verão ela sente que não tem e não é nada: sua família vive um momento de estabilização, depois de terem que lidar com Whitney, filha do meio, e seu distúrbio alimentar; os círculos de amizade, que costumavam ser um lugar de fuga, se fecharam por causa do ocorrido no fim das aulas. O que aconteceu naquela festa ainda abala a garota, e a volta à escola significa parar de fugir das pessoas e dos fatos.
   Quem não se inclui, se exclui: Annabel passou tanto tempo se escondendo das pessoas que não é benvinda em nenhum grupo, o que a leva aos almoços solitários em um dos cantos da escola. Nesses momentos ela costuma fica perto de Owen, garoto introspectivo e que também já tinha sido alvo de fofocas. Mesmo passando o tempo todo com fones de ouvido, ele é atento ao que acontece ao seu redor – e acaba se aproximando de Annabel, quando ela mais precisa de apoio.

   O que me levou a ler esse livro foi o mistério do passado da protagonista e também a forte presença da música na história. Owen tem um programa numa rádio local, e toca músicas para os “iluminados” (pessoas que procuram música em todo lugar, até em uma sequência de pingos de água na pia). As discussões que ele levanta sobre o tema são ótimas! (eu diria ‘interessantes’, mas esta palavra é um marcador de posição, altamente condenado! Se quiser saber mais, leia! Não vai se arrepender.)
   Os personagens vão se revelando e construindo um enredo sensível, que trata sobre vários tipos de relacionamento. É difícil não se apegar a algum personagem! E sentir falta deles quando o livro acaba.
   O livro é classificado como YA (Young Adult, “Jovem Adulto) e, mais a fundo, como Coming Of Age. Recomendo este post no Nem Um Pouco Épico sobre o assunto. Me identifiquei muito com o gênero, e já sei que vou ler mais! Quero o This Lullaby da Sarah Dessen, alguém quer me dar? ((:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Booker Queen! © 2012 | Layout por Chica Blogger| Modificado e hospedado por Miriam Pires| Ícones de redes sociais por Mariana Frioli.