sexta-feira, 8 de junho de 2012

De volta pra estante #57: Just Listen.


"(...) o que realmente torna qualquer história verdadeira é saber que alguém irá ouvi-la. E entendê-la."
Just Listen
Nome: Just Listen – A garota que esconde um segredo
Autora: Sarah Dessen
Editora: Farol.
Comprar: SaraivaSubmarinoFNAC
   O Sr. Greene é arquiteto, e construiu uma casa que tinha várias paredes de vidro, de modo que parte da vida doméstica ficava exposta a quem passasse. Podia-se ver jantares em família, afazeres cotidianos e tudo mais. E assim fica fácil de dizer que aquela era uma casa feliz.
   Não é. Annabel Greene, protagonista e narradora da história, pode até ter interpretado a “garota que tem tudo” em um de seus trabalhos como modelo, mas no começo do verão ela sente que não tem e não é nada: sua família vive um momento de estabilização, depois de terem que lidar com Whitney, filha do meio, e seu distúrbio alimentar; os círculos de amizade, que costumavam ser um lugar de fuga, se fecharam por causa do ocorrido no fim das aulas. O que aconteceu naquela festa ainda abala a garota, e a volta à escola significa parar de fugir das pessoas e dos fatos.
   Quem não se inclui, se exclui: Annabel passou tanto tempo se escondendo das pessoas que não é benvinda em nenhum grupo, o que a leva aos almoços solitários em um dos cantos da escola. Nesses momentos ela costuma fica perto de Owen, garoto introspectivo e que também já tinha sido alvo de fofocas. Mesmo passando o tempo todo com fones de ouvido, ele é atento ao que acontece ao seu redor – e acaba se aproximando de Annabel, quando ela mais precisa de apoio.

   O que me levou a ler esse livro foi o mistério do passado da protagonista e também a forte presença da música na história. Owen tem um programa numa rádio local, e toca músicas para os “iluminados” (pessoas que procuram música em todo lugar, até em uma sequência de pingos de água na pia). As discussões que ele levanta sobre o tema são ótimas! (eu diria ‘interessantes’, mas esta palavra é um marcador de posição, altamente condenado! Se quiser saber mais, leia! Não vai se arrepender.)
   Os personagens vão se revelando e construindo um enredo sensível, que trata sobre vários tipos de relacionamento. É difícil não se apegar a algum personagem! E sentir falta deles quando o livro acaba.
   O livro é classificado como YA (Young Adult, “Jovem Adulto) e, mais a fundo, como Coming Of Age. Recomendo este post no Nem Um Pouco Épico sobre o assunto. Me identifiquei muito com o gênero, e já sei que vou ler mais! Quero o This Lullaby da Sarah Dessen, alguém quer me dar? ((:

4 comentários:

  1. Eu morro de vontade de ler algum livro da Sarah, de verdade. Ainda não tive oportunidade, mas espero mudar isso em breve.
    E pela sua breve opinião, acho que esse pode ser o livro que eu vou começar. *-*

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  2. Oie...
    Tudo bom?
    Não tive a oportunidade de ler este livro... mas tenho bastante vontade... =) Parabéns pela resenha...

    Adorei seu blog... Já estou seguindo...
    Depois dá uma passadinha no meu para conhecer... Relíquias da Lylu =D
    http://reliquiasdalylu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ei Miriam!

    E eu tenho este livro lá em casa e ele tá parado. Como assim???Quero descobrir este tal mistério também.
    Ele vai pular na minha lista de leituras.

    Bjins

    ResponderExcluir
  4. Eu nunca li nada da Sarah Dessen, infelizmente, mas esse foi um dos primeiros livros dela pelo qual me interessei. Não sabia desse gênero e fui ler mais sobre ele. Nossa, super interessante. Deveria ser mais divulgado né?

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir

Agradeço o comentário!
Volte sempre! (:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Booker Queen! © 2012 | Layout por Chica Blogger| Modificado e hospedado por Miriam Pires| Ícones de redes sociais por Mariana Frioli.