domingo, 30 de outubro de 2011

Book Blogger Hop #15 e #16.

É fato que a cada dia surgem mais e mais blogs de livros no Brasil e tem muito blogueiro bom por aí que não é conhecido. Inspiradas pelo Book Blogger Hop que a Jennifer criou no Crazy For Books, e do qual participamos na versão em inglês do site, nós decidimos montar uma versão brasileira. A ideia é mostrar a diversidade de blogs literários que temos no Brasil—e conhecer um pouquinho mais dos blogueiros também. – Murphy’s Library.

As perguntas das semanas passadas foram:

Qual você acha que será a nova febre literária, depois de bruxos, lobisomens, vampiros, anjos e fadas?
Desde o começo do ano estava apostando em zumbis, e agora vejo que o tema fadas ainda vai dar o que render. Fora os imortais, que desde a série de Alyson Noël têm ganhado um destaque maior (ora, os vampiros são imortais, em sua maioria. Tudo que fizeram foi tirar a sede por sangue e os dentes afiados).
Qual sua opinião sobre clichês?
Difícil um livro não ter um clichê; em algum momento ele vai apresentar algum. A graça está em como o elemento é trabalhado pelo autor. Não gosto quando a história é muito presa a eles, acho que é falta de criatividade, já que a ousadia para lidar com o texto é que chama a atenção e, muitas vezes, diferencia um livro bom de outro ruim.




3 comentários:

  1. Concordo com as duas respostas! Li vários livros sobre imortais ultimamente e talvez seja a nova febre. E clichês também, tem que saber como usar.

    Gabi

    ResponderExcluir
  2. Muito legal a sua resposta sobre clichês, Miriam! Nós temos uma tendência radical a condenar o uso de lugares-comuns, mas a verdade é que é impossível aparecer com uma ideia 100% original, e em algum momento você sempre vai ser obrigado a recorrer a um desses famigerados clichês. Acontece, contudo, que os bons autores têm a capacidade de não permitir que as banalidades ocupem a maior parte de suas obras. Em meio a grandes acessos de genialidades, lugares-comuns se tornam quase imperceptíveis.

    Quanto à próxima febre literária, eu ainda continuo apostando em distopias. Fadas (argh, não consigo gostar desse tema) estão em alta, sim, mas acho que falar sobre futuros alternativos permite uma abrangência bem maior, sabe? Embora o próprio conceito de fada ofereça certas limitações à imaginação dos autores, não há limites para as sociedades distópicas que podem ser inventadas!

    Beijão!
    Livros, letras e metas

    ResponderExcluir
  3. Oi Miriam :D

    Adorei as respostas!

    Concordo com vc qnto as fadas, acho que ainda tem bastante a ser explorado
    e cliches, é dificil conseguir inventar algo que ainda nao tenha sido criado né?

    Beijocas
    Rapha - Doce Encanto

    ResponderExcluir

Agradeço o comentário!
Volte sempre! (:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Booker Queen! © 2012 | Layout por Chica Blogger| Modificado e hospedado por Miriam Pires| Ícones de redes sociais por Mariana Frioli.