segunda-feira, 31 de outubro de 2011

De volta pra estante #40: A Bruxa tá Solta!


   Aproveitando o clima de Halloween (e dia do Saci), trago hoje pra vocês a resenha de um livro que recebi de cortesia pela Editora Dimensão, e que tem tudo a ver com a data!



Nome: A Bruxa tá Solta!
Autor: José Carlos Aragão
Ilustrador: Rubem Filho
Sinopse: Madame Elke é mesmo esta figura sinistra que se vê na capa, leitor. Bruxa errante e um tanto atrapalhada, vive aprontando pelos quatro cantos do mundo. Nesta aventura, ela consegue reunir personagens de diferentes histórias com a pior das intenções: levá-las para a Geleira do Esquecimento.
E parece que tudo está saindo do jeitinho que a malvada planejou...
Editora: Dimensão.

Madame Elke é uma bruxa, mas não é muito comum. É toda confusa, e eu realmente não sei como ela consegue tantos êxitos. Bom, deve ter um pouco de sorte. Como toda bruxa que se preze, ela tem um Espelho Meu, e entrou em crise quando descobriu que não era mais tão popular entre as crianças; hoje em dia, os pequenos se preocupam muito com o meio ambiente, questões ecológicas e tudo mais. Por isso, defendem os animais, que são frágeis e indefesos, e que acabaram se tornando os personagens de histórias favoritos.

A bruxa não ficou nada satisfeita, como era de se esperar, mas ao invés de se desesperar, bolou um plano: iria arrastar todos os animais das histórias para a Geleira do Esquecimento, lugar onde iam parar as coisas esquecidas. Como as crianças não iriam esquecer os personagens tão facilmente, ela teria que arrancá-los à força, e trancá-los usando sua magia. Deste modo, só sobraria ela para as crianças gostarem – pelo menos era o que ela achava.

Esse foi o motivo da cena inusitada que se repetiria por mais algum tempo: Madame Elke passou a ser vista em várias bibliotecas, onde ela arrancava suas vítimas, acabando por trancá-las no fundo encantado de sua carroça. O que a bruxa não pensou foi na possibilidade de suas ações acabarem atraíndo ainda mais atenção aos animais, que agora corriam risco de extinção também nos livros! E agora, quem poderá os defender?

Bacana a história. A narrativa é divertida, interagindo com o leitor, que vai sendo conduzido pela mão pelo narrador. Eu não poderia deixar de comentar as ilustrações do livro, que são lindas. ricas e, mesmo cheias de cores, são leves e refletem bem o texto. O livro, no geral, tem um ótimo acabamento!

E não poderia deixar de comentar: a Madame Elke seria a Bruxa Onilda tupiniquim! Se bem que esta última tem muito mais classe…

Happy Halloween!

3 comentários:

  1. Ei Mirian!
    Que delicinha de história!
    Adoro bruxas.
    O livro é voltado para público infantil ou juvenil?
    Bjins

    ResponderExcluir
  2. Deve ser uma graça esse livro... Tem cara de ser dos livros que a minha irmã mais nova gosta...
    Amei o blog! Primeira vez.
    Beijosss
    Bianca,
    Book mania
    http://bookmaniablog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu li a resenha rindo, porque parece ser muito divertido *-*
    Adoro este tipo de livro, pois são bem mais leve do que de costume e mesmo assim você não consegue largar sem terminar!

    *-*

    ResponderExcluir

Agradeço o comentário!
Volte sempre! (:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Booker Queen! © 2012 | Layout por Chica Blogger| Modificado e hospedado por Miriam Pires| Ícones de redes sociais por Mariana Frioli.