segunda-feira, 16 de julho de 2012

De volta pra estante #61: Destino.

# - Destino Nome: Destino
Autora: Ally Condie.
Editora: Suma de Letras.
Comprar: SaraivaSubmarinoFNAC.

“Tudo está acontecendo tão rápido. Chegar até o meu décimo-sétimo aniversário foi como dar passos lentos por uma trilha onde eu via cada pedregulho, reparava em cada folha, me sentia, ao mesmo tempo, agradavelmente entediada e cheia de expectativa. Agora parece que estou correndo pela trilha a toda velocidade, ofegante.”
Me identifiquei.

   Eu já conhecia distopias antes mesmo de ler Jogos Vorazes; depois do sucesso que a trilogia fez, o termo passou a ser mais utilizado e os livros do gênero vieram à tona. Destino é um deles.

   Na trama, Cassia vive em uma Sociedade padronizada e normativa. Tudo passa pela mão dos Funcionários, que controlam as porções de comida, roupas, horários, vocação e relacionamentos. Um dos eventos mais marcantes para uma pessoa acontece quando ela completa 17 anos – a partir daí, ela pode ser chamada para seu Banquete do Par, onde conhece a pessoa com que passará o resto da vida. Lembra muito os bailes debutantes que se via antigamente, no qual as garotas eram apresentadas ao mundo. O Banquete segue este estilo: os jovens se vestem melhor do que em qualquer outro dia (sem as roupas padrão) e comem muito bem.
   A Sociedade designa Xander como Par de Cassia. Ele é o melhor amigo da garota, e todos ficam muito felizes com o novo casal – diferente da maioria, eles moram na mesma cidade e já tem familiaridade. Ainda assim, cada um recebe um micro cartão com todas informações sobre o outro, orientações de namoro, etc. Por curiosidade, Cassia resolve ver o que os outros acham que ela precisa saber sobre Xander; no entanto, quando insere o micro cartão no leitor, aparece o rosto de um outro garoto: Ky, um dos garotos que faz parte do seu grupo de amigos, mas que diferente dos demais, não se sobressai de maneira nenhuma.
   A Sociedade, tão perfeita, seria capaz de cometer um erro tão crítico? E o que Cassia irá fazer, com a incerteza plantada em sua mente?
Minha mente classificadora deseja identificar o canto dos pássaros à minha volta e dar nomes às plantas e às flores que vejo. Minha mãe provavelmente conhece a maioria, mas jamais terei este tipo de conhecimento especializado, a menos que o trabalho no Arboreto se torne minha vocação.
Parece que a definição de “vocação” é meio deturpada. Não acho que algo possa “se tornar” uma vocação…

   O livro mistura distopia e romance na medida certa – não podemos ter um sem o outro. Muitos comentários foram feitos quanto ao ritmo da história, que é uniforme, sem um clímax bem definido. Eu senti um clima de tensão o tempo inteiro (essa coisa da Sociedade vigiar tudo, fiquei esperando os Funcionários aparecerem a qualquer momento!). Penso que a autora quis fazer a introdução da série, que terá mais dois volumes.
   Outro ponto que observei quanto à isso é a capa, e também um dos pontos da história: todos os cidadãos têm que carregar consigo três pílulas, cada uma de cor e efeito diferente: a verde serve para acalmar; a azul garante sobrevivência por alguns dias, desde que se tenha água; e a vermelha é um mistério (que descobrimos no final). Veja bem: a capa do livro é verde. O livro é… calmo. Coincidência?
   A capa da sequência, Travessia, é azul, e o último da série (“Reached”, ainda não lançado) é vermelha. Dá o que pensar sobre o enredo dos próximos!
Matched
   Gostei de Destino mais do que esperava. Vou acompanhar a série de perto! Meu medo é de Travessia terminar do mesmo jeito que Em Chamas (porque o último só será lançado em Novembro nos EUA).


3 comentários:

  1. Miriam, eu já tinha até esquecido desse livro e da vontade que eu tinha de lê-lo! Agora estou roendo as unhas, querendo ler. Achei bem interessante sua análise das cores das pílulas e das capas dos livros, acho que tem tudo a ver.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho tanta vontade de ler essa série! Tanta gente já me falou muito bem dela...
    Nossa, não sabia o significado das cores da capa! ADOREI!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  3. Ei Miriam!
    Estava eufórica quando o livro lançou, depois acabei esquecendo dele.
    Ainda vou ler.
    Bacana esta evolução das capas, hein?!

    Bjins

    ResponderExcluir

Agradeço o comentário!
Volte sempre! (:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Booker Queen! © 2012 | Layout por Chica Blogger| Modificado e hospedado por Miriam Pires| Ícones de redes sociais por Mariana Frioli.