sexta-feira, 20 de julho de 2012

De volta pra estante #62: Insaciável.

# - Insaciável

Nome: Insaciável

Autora: Meg Cabot.

Editora: Galera Record.

Comprar: SaraivaSubmarinoFNAC.

 

“Como poderia saber que a pessoa perfeita não estava parada na frente dela agora? Como qualquer um poderia saber? Era fácil. Ninguém sabia. As pessoas se arriscavam. Talvez não pudesse ver o próprio futuro.Mas isso não significava que não tinha um.”

 

   Eu estava tão cansada quanto Meena Harper no que diz respeito a vampiros. Li toda a série Crepúsculo, entre outros, e achei que que era suficiente. Todo mundo falando sobre... Não queria mais um do gênero tão cedo. Mas gente, é Meg Cabot. Como resistir? E eu duvidava que ela fosse fazer algo que já tivesse sido escrito.

 

    A protagonista, Meena, escreve para uma novela chamada Insaciável, que já está no ar há muitos anos. No momento, eles estavam sendo superados por uma outra, chamada Luxúria (em Inglês é Lust. Me lembrou “Lost”, e me pergunto se vi algumas indiretas ao seriado ou se é coisa da minha cabeça). A concorrente está a frente nas pesquisas por ter colocado no enredo um elemento que está em alta entre os telespectadores: vampiros. Para tentar recuperar o show, os superiores de Meena dão ordens para que o mesmo seja feito em Insaciável.

   A derrota nas pesquisas por um ser misógino é demais para a jovem, que ainda tem que lidar com: a promoção de uma insuportável colega ao posto que ela queria; o desemprego do irmão; as oscilações hormonais provocadas pela gravidez da sua melhor amiga; e seu dom. Meena pode prever como uma pessoa morrerá. Isso acontece desde criança, e ela tenta conviver com isso o mais normalmente possível – o máximo que faz é dar despretensiosos alertas/conselhos às pessoas.

   Numa noite de insônia, ela sai para passear com seu cachorro, Jack Bauer, e encontra um homem que não lhe passa nenhuma mensagem quanto à sua morte. Como isso é possível? E como ele sobreviveu ao estranho ataque de morcegos pelo qual passaram, sem nenhum arranhão?

   Adivinha só: Lucien, homem perfeito – cavalheiro, rico, bonito, inteligente – é um vampiro. E Meena está completamente apaixonada por ele.

 

   A princípio, pensei que se tratasse de um livro de romance, com alguns mistérios. Por isso, demorei a engatar na leitura (não que seja ruim! Só não estava no clima para acompanhar os flertes entre Meena e Lucian). Quando a ação começa, é impossível desligar da trama! Foi nessa reviravolta, causada pelo simples recebimento de um buquê de rosas, que eu lembrei o quanto Meg Cabot é incrível.

   Esta foi a primeira leitura que fiz de uma obra mais adulta dela. Ainda que algumas cenas sejam mais… ricas em detalhes do que nos livros adolescentes, gostei de notar a essência da autora em um aspecto: a protagonista sempre tem uma melhor amiga. Em todos livros que li foi assim. É o ponto de equilíbrio.

   Outra coisa que me deixou super animada foram as críticas feitas a vampiros. Que coisa metalinguística!

“Mesmo que esses caras admitam mais e mais que querem nos matar,” Meena continuou, “a ideia de que eles estão nobremente se contendo de fazer isso é, supostamente, para ser atraente? Me desculpe, mas saber que um cara quer matá-la é picante?”

   E além de retratar os vampiros como deve ser, ela foi atrás de referências históricas e literárias! Quão sério ela leva seu trabalho para fazer tal pesquisa?! Não é porque é uma história fantasiosa que não pode ter fundamentações.

   Insaciável tem uma sequência, “Mordida”. A história acaba aí… e já foi lançada no Brasil! Ainda bem que não terei que esperar anos para concluir a série…

5 comentários:

  1. Li poucos livros dela, embora minha irmã seja viciada na escritora. Acho que vou pegar esse para ler.

    ResponderExcluir
  2. nossa, já li tantos livros da Meg Cabot quando era menor. deu até uma saudade!

    ResponderExcluir
  3. Ei Miriam!

    Bom ler sobre vampiros "de verdade", né?!

    Hum... entendi as partes mais detalhadas.
    A Meg sempre coloca umas cenas delícias nos livros mais adultos dela...kkk

    E bom que só são 2 e os dois já foram publicados aqui.
    Eu estou cansada de ficar esperando conclusões da série.
    E por falar em Meg, eu ainda estou esperando desesperadamente a conclusão de Cabeça de Vento.

    Bjins

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o fim de Cabeça de Vento vai ser lançado até o fim do ano. Olha a dica de presente de Natal... ;P

      Excluir
  4. Eu gosto de Meg por causa de Diário de Princesa, que eu li quando estava no colégio :)
    Eu vou ver se leio esse livro, já que tem os dois volumes lançados.
    ^^

    ResponderExcluir

Agradeço o comentário!
Volte sempre! (:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Booker Queen! © 2012 | Layout por Chica Blogger| Modificado e hospedado por Miriam Pires| Ícones de redes sociais por Mariana Frioli.