terça-feira, 8 de janeiro de 2013

De volta pra estante #82: Macbeth.

#82 - Macbeth

 

Nome: Hamlet | Rei Lear | Macbeth

Autor: Shakespeare.

Editora: Clássicos Abril Coleções.

Comprar: Leitura (3 em 1) – SubmarinoSaraiva.

 

  Assim como as obras que a antecedem, essa peça é uma tragédia, e eu aprendi que não deveria me apegar a nenhum personagem. Ele estaria morto no final.

   O que mais me choca é que o autor não poupa ninguém. Esse, particularmente, foi um banho de sangue, devido à natureza violenta das mortes; as alucinações de alguns personagens sempre evocavam imagens perturbadoras.

   O enredo consiste em Macbeth lidar com a profecia de três bruxas, que dizem que ele seria rei. Para tal, ele assume que seu destino é matar o atual monarca e, mesmo quando pensa em mudar de ideia, é pressionado por sua mulher. A sede pelo poder e o medo da perseguição fazem-no ultrapassar cada vez mais os limites da sanidade.

   É muito interessante ver como Macbeth lida com a profecia; claro, na época elas eram levadas a sério, mas ao ter seu destino revelado é como se os meios justificassem os fins, e tudo conspiraria para que ele chegasse até lá – mas como é dito:

Não creia mais em falsas bruxas, que nos enganam com sentidos duplos. Cada palavra é dada ao nosso ouvido, mas traída se agimos com esperança (…)

   Claro que ele só descobre isso no fim de tudo.

   Devo dizer que essa não é minha obra favorita de Shakespeare, mas não deixarei Lady Macbeth pra trás. São várias as referências que lhe são feitas em filmes e outros livros, e ela foi a personagem mais constante (no sentido de que tinha uma personalidade forte, e não se transformou em outra).

   Pretendo encerrar minha carreira nas tragédias shakespearianas lendo Otelo, outro clássico muito citado mas, de acordo com as obras anteriores, eu posso ter certeza de pelo menos uma morte. ._.

3 comentários:

  1. Porque William escreve tudo tão trágico? Porque tantas mortes, eu não entendo. :(
    Rafa

    Blog Melody

    http://rafaacarvalho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, flor!
    Já li este livro, mas há muito tempo atrás. Lembro vagamente de tragédia.
    Beijos!
    http://critiquinha.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Miriam, que saudade florzinha!

    Huuuum, gosto de tragédia não, mto banho de sangue eu nao curto, ainda mais pq eu sempre acabo me apegando a algum personagem, rsrs

    Beijocas

    ResponderExcluir

Agradeço o comentário!
Volte sempre! (:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Booker Queen! © 2012 | Layout por Chica Blogger| Modificado e hospedado por Miriam Pires| Ícones de redes sociais por Mariana Frioli.