segunda-feira, 5 de março de 2012

De volta pra estante #47: Jogos Vorazes.

“Aqui está um conselho: fique viva.”

Jogos VorazesNome: Jogos Vorazes

Autora: Suzanne Collins

Sinopse: A história se passa em uma nação chamada Panem, fundada após o fim da América do Norte. Formada por 12 distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital, sede do governo. Uma das formas com que demonstra seu poder sobre o resto do carente país é com os 'Jogos Vorazes', uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de 12 a 18 anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte. Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido Distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos 'Jogos Vorazes'?

Editora: Rocco

Comprar: SubmarinoSaraivaCultura

 

   Eu já tinha ouvido falar desta série, passei por algumas resenhas mas não tinha sentido vontade de conhecer melhor o livro. Depois da insistência de amigos, aproveitei um momento de profundo tédio nas férias e comecei a leitura despretensiosamente. Foi nesse momento que fui tragada para o mundo distópico criado por Suzanne! A história em si é cheia de detalhes, por isso não se prendam muito à sinopse. Acho que ela não faz jus ao livro, não traz todo o espírito de aventura e suspense!

 

   Katniss tem 16 anos e já é chefe da família: com a morte de seu pai em um acidente nas minas, sua mãe entrou em um colapso nervoso e, se a garota não tivesse presença de espírito suficiente, a família não sobreviveria. O Distrito 12, onde ela, a mãe e a irmã mais nova, Prim, moram, é responsável pelo fornecimento de carvão à Capital, e é menosprezado por seus vizinhos.

   Para subjulgar os distritos e e evitar rebeliões, a Capital instituiu os Jogos Vorazes, onde 24 jovens – um casal de cada distrito – devem lutar entre si, matando ou morrendo, até que reste apenas um, que no fim recebe todas as glórias possíveis.

   A escolha dos adolescentes (de 12 a 18 anos) é feita por meio de sorteio. Rola uma apreensão geral, principalmente nos distritos mais modestos, pois os jovens não têm contato com armas e não estão preparados para confrontos; estes costumam ser os primeiros a morrer.

   No 74º Jogos Vorazes, é a primeira vez que Prim poderá ser sorteada. Por ser mais nova, as probabilidade de seu nome ser puxado é mais baixa, diferente de Katniss, que a cada ano tem seu nome adicionado mais vezes. A acompanhante dos tributos (como são chamados os sorteados), Effie Trinket, declara:

“Que a sorte esteja sempre ao seu favor.”

 

   É uma das frases que mais marcam na série, por ser bastante irônica para a situação de Katniss: Prim é sorteada para ser a tributo feminina; como a irmã é a pessoa que ela mais ama na vida, determinada a lhe dar uma chance de viver, Katniss se voluntaria para ser tributo no lugar dela e Effie, após certa relutância, aceita. O garoto sorteado é Peeta, filho do padeiro sa cidade. Os dois, junto com outros 22 jovens, vão entreter a Capital neste reallity show grotesco.

 

   É um livro eletrizante. A autora não mede palavras para descrever o contraste entre o centro da nação e os distritos, as injustiças que a Capital comete para manter o bom padrão de vida de seus habitantes, as cenas de luta, morte… A narração em primeira pessoa – na voz de Katniss – aumenta a ansiedade, por nos permitir estar dentro da história.

   A garota não é como suas antecessoras: aprendeu a caçar com seu pai, e sabe manejar arco e flecha, além de ter reflexos rápidos. Ela se agarra a estas habilidades para ter uma chance de sair vencedora dos Jogos. Por outro lado, ela e Peeta não querem ser apenas mais peças no jogo da Capital: sua consciência social faz toda diferença para o desenrolar da trama.

 

   A série conta com mais dois livros: Em Chamas e A Esperança, já publicados no Brasil. O fim do primeiro livro é tranquilo, é possível ficar sem ler os dois outros. Por outro lado, se quiser continuar e ler Em Chamas, certifique-se de ter A Esperança em mãos, porque o fim de um é tão, mas tão bem elaborado que pode gerar epísódios de desespero em quem não tiver o próximo!

2 comentários:

  1. Eu também estou como você estava, sem muita vontade de ler o livro, mas lendo sua resenha, eu comecei a me interessar mais. Não vou ver o filme no cinema porque não sei quando vou ler o livro e quero lê-lo primeiro, mas eu espero que seja logo.

    Estou seguindo aqui. Adorei seu blog. Beijos.

    Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  2. Eu absolutamente amo essa série. A melhor que já li. Tenho os três livros e te digo, só melhora com os outros livros. É uma história fantástica, jovem e ao mesmo tempo adulta, que fala sobre tanta coisa bacana!! Adoro! É uma lição, a gente se diverte e pensa sobre o mundo...

    ResponderExcluir

Agradeço o comentário!
Volte sempre! (:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Booker Queen! © 2012 | Layout por Chica Blogger| Modificado e hospedado por Miriam Pires| Ícones de redes sociais por Mariana Frioli.