segunda-feira, 13 de agosto de 2012

De volta pra estante #65: Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres.

#65 - Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres Nome: Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres

Autora: Clarice Lispector

Editora: Nova Fronteira

Comprar: SaraivaSubmarinoCultura

– Meu mistério é simples: eu não sei como estar viva.

– É que você sabe, ou só sabia, estar viva através da dor.

 

   Eu estava lendo “Tudo que é sólido pode derreter” (tô devendo resenha há séculos =x), e um dos capítulos era sobre essa obra. Aí eu tive que parar para ler este outro, antes que TOQéSPD contasse demais…

   Clarice é uma das autoras mais citadas na internet. Claro que muitas das frases são erroneamente atribuídas a ela, mas não dá pra negar que seus textos têm vários trechos marcantes!

 

   Uma Aprendizagem é totalmente fora dos padrões: começa com uma vírgula e termina com dois pontos. A autora não segue a construção de frases como estamos habituados, e chega a escrever um parágrafo inteiro sem um ponto final – apenas com vírgulas. Para mim, esta é um recurso utilizado (como metáforas, anáforas, etc, em poemas) para transmitir ao leitor a emoção atribuída ao texto.

    O conteúdo do livro não é um romance linear, como estamos acostumados: não há um roteiro claramente definido. A maior parte são os pensamentos desordenados da personagem principal, Lóri, intercalados com diálogos entre ela e Ulisses, seu homem. Em suma, é o seguinte: Lóri é uma professora do primário, acostumada a viver seguindo a maré. Certo dia ela conhece Ulisses, um professor de filosofia, que está claramente interessado nela mas insiste em fazê-la passar por uma aprendizagem antes de se envolverem (no sentido romântico da palavra).

   A protagonista passa  a refletir sobre sua condição no mundo, Deus, seu relacionamento com as pessoas, e pouco a pouco reconstrói o sentido do que é viver. É bastante intimista, e esse foi o aspecto que mais me encantou. Juntos, somos levados à aprendizagem de Lóri, guiada por Ulisses.

 

   A leitura não é fácil… mas não é impossível. Antes mesmo de terminar eu já sabia que teria que comprá-lo (peguei emprestado na biblioteca), porque vale a pena tê-lo.

   Quanto mais eu conheço Clarice, mais eu me apaixono pelos livros.

   Se você ainda não conhecer nada dela, recomendo que comece pelas crônicas!

2 comentários:

  1. Sei que a Clarisse Lispector é especial e já fui na exposição que teve sobre ela no Museu da Língua Portuguesa em São Paulo e me apaixonei por ela, mas ainda não li nada :// O que é uma pena.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  2. Olá! Te indiquei um meme: http://allstarejeans.blogspot.com.br/2012/08/meme-literario.html
    :)
    Quando responder deixa o link lá no blog, estou curiosa! :D

    Beijos
    allstarejeans.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Agradeço o comentário!
Volte sempre! (:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Booker Queen! © 2012 | Layout por Chica Blogger| Modificado e hospedado por Miriam Pires| Ícones de redes sociais por Mariana Frioli.