terça-feira, 20 de novembro de 2012

Como paguei a língua com Crepúsculo.

Chaveiro Crepúsculo    Tudo começou em 2008, quando um amigo fez uma apresentação do livro na aula de Português. Na época, o primeiro filme estava sendo rodado. Cheguei a ir no evento de lançamento de Lua Nova e, pasmem, ainda tenho alguns dos brindes.
   Logo a saga começou a fazer muito sucesso, e com ele vieram as críticas. Não, até hoje não vi nenhum dos filmes; os livros só foram lidos nesse ano; e não li Drácula, Anne Rice ou nada de vampiros “de verdade”. Não falava abertamente, mas julgava em segredo os fãs, apenas endossando o coro. Quanto mais falavam que era bom, mais eu resistia – não por ser do contra, mas aquela comoção em massa me fazia questionar se eu leria porque queria ou porque todos esperavam que eu o fizesse.
   Cedi este ano, ao entrar na faculdade e ver os livros na biblioteca. Minha intenção era ler, achar ruim e poder argumentar melhor contra. Falhei miseravelmente! Acabei passando para o lado dos que defendem. Pode ter certeza de que quem critica não leu – não dá pra comparar Bram Stoker e Stephenie Meyer. São dois autores que tratam dos mesmos seres, mas de formas diferentes. Não é porque um é mais antigo que se tornou a versão “oficial” (até porque é uma lenda).
SAM_2837
Uma das pessoas que pegou o livro na biblioteca empolgou e fez uma arte no capítulo em que spoiler/Bella vira vampira/spoiler. Ficou muito, muito lindo. 
   Enfim, valeu a pena: derrubei esse preconceito, me vacinei contra os próximos, aproveitei o romance e as cenas espirituosas. Em todo meu caminho de descrença, encontrei muitos pontos falhos, mas não tiro o mérito de Meyer de mobilizar tantas pessoas em cima de algo que tinha de tudo para não ir pra frente.

7 comentários:

  1. gosto bastante da saga e odeio quando me julgam por isso. acho que tantas meninas são fãs da história justamente porque, apesar de ser uma história de vampiros, é tudo super romântico.

    ResponderExcluir
  2. Primeiro eu tenho que dizer que a sua nailart ficou incrível. Hello ACEDE ;) UAHSUAHUSUHAUS Eu não passei pela indecisão de ler os livros, quando começou a febre, eu os comprei e li, acabei gostando, é um bom livro para passar o tempo, eu gosto. É isso que as pessoas entendem, eles não foram escritos para serem super bons e melhores que clássicos, são um bom entretenimento. Admiro a Stephenie pela saga, mas de resto, tenho um pé atrás com ela, pois li A Breve Segunda Vida de Bree Tanner e vi que ela é uma péssima escritora e deu sorte com a saga Crepúsculo.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  3. Ei Miriam!

    Eu li naquela época que teve o Bummmm... antes do livro 2 sair no Brasil. Na época, lembro que fiquei doida pela história. Hoje, depois de tantas histórias de vampiros nem acho mais aqueeela coisa.
    Mas não se pode negar que Crepúsculo incentivou a leitura em muitos adolescente.

    Bjins

    ResponderExcluir
  4. Eu já comentei nesse post mas vim aqui retribuir seu comentário. *----* Beijinhos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  5. Estou lendo Eclipse ainda, também tinha um pouco de receio de ler, mas a Stephenye prende você em todas as páginas, apesar de a Bella ser melosa demais. Para mim, até agora, Lua Nova foi o melhor. Enfim, não vejo a hora de terminar de ler a saga.

    ResponderExcluir
  6. Sério que na sua faculdade tem os livros da saga? A biblioteca dá minha é um lixo. Não tem nenhum livro literário legal e recente :(
    Bjs,Dani.
    http://www.avidaemletras.com

    ResponderExcluir
  7. É bom quebrar preconceitos literários mesmo, a arte é um campo que esse tipo de coisa não cabe. Já fiz muito isso de julgar antes de ler, mas fiz um pacto comigo mesma que só falaria mal caso tivesse lido - e olha, tem me rendido boas surpresas.
    Quanto a Crepúsculo em si: já gostei bastante, pelo fato da leitura ser cativante, mas quando fui reler descobrir que não era tãão legal assim, ao menos para meu gosto atual. Super bonitinhos os brindes!

    ResponderExcluir

Agradeço o comentário!
Volte sempre! (:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Booker Queen! © 2012 | Layout por Chica Blogger| Modificado e hospedado por Miriam Pires| Ícones de redes sociais por Mariana Frioli.