quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Trocando livros.

   Por mais que eu ame olhar a minha estante cheia de livros, algumas vezes é preciso sentar e fazer uma reciclagem. Não tenho espaço ilimitado, e sempre tem uma coisa ou outra chegando…

   Acontece que eu não me vejo doando ou vendendo-os. Por isso a troca é um recurso ótimo: eu mando livros que sei que não lerei novamente, por não ter gostado ou qualquer outro motivo, e recebo outro da minha preferência.

   Para tal, eu já utilizei duas ferramentas: o site Livra Livro e o Skoob.

 

Livra Livro - clica e conheça o site!

Livra Livro: é especificamente voltado para a troca; você se cadastra, monta a estante com os que você disponibiliza e espera alguém solicitar algum. Todos os livros valem 1 ponto; cada um enviado lhe dá 1, e para solicitar você gasta o mesmo. O sistema é bastante rígido, com prazos para responder solicitações e fornecer códigos de rastreio.

   Não me dei bem com o sistema de comunicação, possivelmente por causa das pessoas com quem tentei falar. Quanto aos livros, muitos estão disponíveis, mas dificilmente dá pra conseguir os publicados recentemente. Se me lembro bem, recebi e enviei três livros, antes de cancelar a conta. Não valeu a pena (pra mim), porque nunca tinha o que eu queria imediatamente; quando finalmente chegava um e-mail avisando da disponibilidade, alguém tinha passado na minha frente.

 

Skoob Plus - clique e conheça a página!

Skoob: além de ser uma estante virtual, ele tem uma ferramenta específica para isso, o Skoob Plus. Os livros podem valer 1 ou 2 créditos, e o acervo é vasto. Além disso, é possível combinar trocas livro x livro, que são feitas fora do Plus: na base da confiança, um usuário envia o livro pro outro, fornecendo o código de rastreio. Como é uma rede social, o contato é efetivo, e é possível fazer ótimos negócios. Têm grupos voltados para ajudar nessas questões. Já fiz muitas trocas, tanto pelo Plus quanto por fora, e não tive (muitos) problemas.

 

   Os Correios não são muito criteriosos; já recebi até embrulhos em papel de presente! Eu costumo enviá-los embalados em papel pardo mais grosso, e de vez em quando incluo plástico bolha. É bom estar atento à previsão do tempo: se for enviar e no caminho o livro tiver chance de tomar chuva, é bom colocar uma proteção a mais. O plástico bolha faz bem o serviço. Certifique-se de que o livro está bem protegido; não se sabe por quem ele vai passar até chegar em seu destino!

 

Enviando: opte pelo Registro Módico, uma modalidade econômica para enviar impressos. Algumas agências pedem que um cantinho do embrulho esteja aberto, para comprovar que é um livro. Me disseram que isso era obrigatório, mas poucas vezes me foi exigido. Depois de postado, recebe-se um código de rastreio, pelo qual acompanhamos o caminho do livro pelo site. Ambas plataformas de troca citadas têm um campo para preencher com esta informação.

 

   Depois de receber o pacote (é preciso assinar um documento, então tenha sempre alguém pronto pra atender o carteiro!), é bom dar um retorno ao antigo dono, além de avaliar a troca, quando possível. Livro x livro no Skoob cria uma reputação: deixe o link do perfil do outro no seu; assim, quando outra pessoa quiser saber como você é na troca, é só pedir referências.

   Quem mais é adepto de trocas? Usam que plataformas?

   Bora praticar o desapego? (;

Um comentário:

  1. Vim aqui para ver se ajudo a chuva a chegar, afinal é quase um milagre eu aparecer por aqui (na verdade comentar, porque passar por aqui eu sempre passo, mas a preguiça vence, tenho que para com isso!).
    Mas enfim, não consigo praticar o desapego. Já tentei e foi muitas vezes, mas não consegui. Já tirei dois só e isso porque ou odiei o livro ou nem consegui começar. Gosto tanto dos meus babys. kkkkk
    Uma vez tentei trocar um desses dois livros no skoob, mas desisti, o livro era tão ruim que ninguém quis. rsrs
    Beijos.

    ResponderExcluir

Agradeço o comentário!
Volte sempre! (:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Booker Queen! © 2012 | Layout por Chica Blogger| Modificado e hospedado por Miriam Pires| Ícones de redes sociais por Mariana Frioli.