segunda-feira, 10 de setembro de 2012

De volta pra estante #69: Em Chamas.

#69 - Em Chamas Nome: Em Chamas

Autora: Suzanne Collins.

Editora: Rocco Jovens Leitores.

Comprar: SubmarinoSaraivaFNAC

“Prim… Rue… por acaso não são elas o principal motivo de eu tentar lutar? Porque o que foi feito com elas é tão errado, tão além de qualquer justificativa, tão malévolo que não me dá nenhuma outra escolha? Porque ninguém tem o direito de tratá-las como elas foram tratadas?
Sim. Isso é o que deve ser lembrado quando o medo ameaça me engolir.”

   Eu não sabia o que esperar de Em Chamas; Jogos Vorazes terminou de uma maneira completa, com apenas algumas… fagulhas aqui e ali, fáceis de serem ignoradas, já que o centro era o evento.

   Assim como esperado, o livro começa com Katniss vivendo como uma vitoriosa dos Jogos Vorazes: a casa é confortável e não falta comida. Depois da viagem de volta para o Distrito 12, ela e Peeta só se falam casualmente Haymitch voltou a beber e Gale completou 18 anos, o que significa que agora ele trabalha nas minas. Como sua família é grande e não consegue se manter por si só, e Katniss não tem nada pra fazer, ela passa a caçar e cuidar deles.

   Como vitoriosa dos Jogos, ela tem que fazer o tour da vitória, em que visita todos os demais distritos e recebe suas as honras. Antes de partir, no entanto, o Presidente Snow aparece em sua casa para avisá-la dos riscos de começar uma rebelião (leia-se: CHANTAGEM!). Foi uma das melhores cenas de todas.

   A garota faz de tudo para passar despercebida e fazer nada que possa desapontar o presidente, mas um movimento no Distrito 11 a desperta para o que pode acontecer de verdade, caso ela ou qualquer outro desafie a Capital.

   Quando o tour acaba, Katniss espera uma viver em paz, lutando contra os pesadelos que passou a ter depois dos Jogos. Então uma reviravolta acontece… e se prepare. Fiquei em estado de choque a partir daí, e só foi piorando.

    Não poderia imaginar que Jogos Vorazes viraria isso; pelo que li, a autora percebeu que não conseguiria escrever tudo o que tinha planejado em apenas um volume, e surgiu a trilogia.

   Claramente não é um livro feliz; não espere glitter e arco-íris, e não se apegue a nenhum personagem! Apesar de ser o preferido de muitas pessoas que conheço, eu tenho sentimentos conflitantes no que diz respeito ao Em Chamas.  Ah, e tem o final. A frase ficou marcada em mim. Por causa dela, sugiro que se for lê-lo, tenha A Esperança com você. Estou previnindo episódios de ansiedade! (e por favor, não leia a tal da última frase. parece que quanto mais eu falo, mais o povo faz… ;P)

Um comentário:

  1. Eu gostei muito do livro, fiquei doida de ansiedade e aquele fim, aquela frase quase me endoidou. Agora que consegui comprar A Esperança, mas tenho pelo menos dois livros na frente!
    Quero ler logo.
    Beijos!

    ResponderExcluir

Agradeço o comentário!
Volte sempre! (:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Booker Queen! © 2012 | Layout por Chica Blogger| Modificado e hospedado por Miriam Pires| Ícones de redes sociais por Mariana Frioli.